sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Melancias no pescoço: Tudo está maior! É carnaval! Vale QUASE tudo!


“E um dia, afinal, tinham o direito a uma alegria fugaz, uma ofegante epidemia que se chamava carnaval. Ô carnaval, o carnaval!” (Chico Buarque)


Não sei ao certo se no carnaval tiram-se ou colocam-se máscaras! O certo é que o “Créu”, a promiscuidade, o vômito do cachaceiro e o comportamento em massa (De repente todos são guerreiros, praieros e solteiros e querem as meninas de Minas Gerais!), tudo isso visto de cima do trio elétrico, além de uma grande e encantadora orgia, parece - e isso possivelmente é um engano - a alegria personificada na multidão dançando libidinosamente.


Alguns condenam: “Que bobagem essa falsa-felicidade! Esse efêmero sentimento de alegria que é tão ou mais alucinógeno que as substâncias que alguns usam para senti-lo facilmente! Será que esses patetas não percebem que logo chega a quarta-feira e tudo volta a ficar literalmente cinzento!?”


Outros vão além: “Festa da carne! Virá o dia em que esses pecadores queimarão todos no mármore do inferno!”


E tem ainda os idiotas que pensam que o apocalipse é na quarta feira de cinzas e acabam quase colocando tudo a perder: “Vamos encher o rabo de tudo o que nos disserem que dá barato! E depois, juntos, cometeremos estupros coletivos! Mocinhas, mulheres, homens! Não perdoaremos nada nem ninguém!"


Pois eu acho tudo isso muito engraçado! Quase tão engraçado quanto uma escola de samba do Rio ser punida com zero vírgula cinco ponto porque colocou na avenida (Imagine você que absurdo!rs) uma mulher com a genitália à mostra! Que disparate! Uma afronta à moral e aos bons costumes que sempre foram marca na Sapucaí nos cinco dias de fevereiro e carnaval! Pfff...


Tive um sonho que o carnaval era uma lente de aumento gigante que vinha surgindo de algum lugar que ninguém sabia onde era e pousava sobre o Brasil no segundo mês do ano! Ela fazia as coisas se mexerem! Quando a lente chegava, nada ficava como antes, tudo era maior! Os moralistas ficavam insuportavelmente moralistas no carnaval. Os descarados, nunca estiveram tão sem-vergonha! Os animados, num frisson de dar gosto. Os melancólicos... Ah, esses nunca refletiram tanto e nunca se lamuriaram tanto! O Rei Momo nunca esteve tão gordo! E a Colombina e a Porta-bandeira vertiginosamente lindas! LINDAS! LINDO!


Pouco me importa se gostam ou não do carnaval! Me importa que alguns gostam e outros odeiam. E eu gosto dos dois! (A riqueza da diversidade! A maravilha das diferenças!). Menos ainda me importa saber o que é certo e o que é errado! A mim encanta a grandeza desse fenômeno! Só! Encanta-me a rotina escorrer por entre os dedos durante cinco dias! Encantam-me sorrisos, sambas, movimento e o liquidificador humano que me fez gargalhar como sempre! E isso tudo (sorrisos, músicas, gargalhadas e muita gente diferente junto), moralistas, conservadores, despudorados, pudicos, abusados e melanciadores hão de convir comigo que só acontece mesmo na festa da carne! É carnaval! Foi carnaval! Acabou! Passou! Vai passar (já dizia Chico!). Que venha 2009! E que a São Clemente aprenda que no carnaval vale QUASE tudo!



"Repique tocou, o surdo escutou e o meu corasamborim! Cuíca gemeu, será que era eu quando ela passou por mim?" (Eu acho que não!) (Tribalistas)

7 comentários:

Anônimo disse...

Ah, mas que bom melanciar contigo navamente! A você, querida Citrullus lanatus, que aprecia as diferenças, meu abraço carnavalesco de que ignorou o cinza da quarta-feira.
(Os textos estão cada vez melhores!)

Juliana Damante disse...

Ôoooo lerê, Ôooo lará...Que venha o ano, então! Essa é a minha melanciadora preferida...tantas observações de cuspir fora as sementes. Concordo contigo, minha cara, esse emaranhado de exageros perfianísticos me fascina. Somos todos palhaços, exagerando os sentimentos. Chegou 2008.

Anônimo disse...

Perfeito!
Perfeito!
caramba eu não sabia da existência desse blog!
Lana!
Beijoss!

Anônimo disse...

Nossa amiga! vou concardar com sua amiga q disse q os textos estão cada vez melhores...se isso for de família, acho melhor pedir um tste de DNA...hehe

Sim, vc acertou, os melancólicos nunca refletiram tanto, seja lamentando ou melanciando, refletiram!

Parabéns amiga.
te amo mto...
bom "recomeço" de ano!
Bjo

Estela Cauri Torres disse...

Os carnavais pra mim têm sido de muito trabalho, embora consiga dar uma sambadinha entre uma matéria e outra. Mas o pior é que a cada ano parece que estou reescrevendo o texto do ano anterior. No Carnaval deveria ser proibido trabalhar, menos para quem aplica injeção de glicose nos postos médicos e para quem empurra os carros alegóricos. Quem toca nos trios elétricos não está trabalhando, está participando ativamente da "zona". Beijos.

Maíra Colombrini disse...

Falando em Chico, no Buarque mesmo, vi no Orkut de uma velha amiga que ela o encontrou passeando por ipanema. Inveja!

Eu amo odiar o carnaval e odeio amar o carnaval. Quando era mais nova, em meio aos meus 3 meses de férias escolares, esses 5 dias eram nada além de axé e desfiles de mal gosto.

Hoje eles são a melancolia do trablho enquanto todos, indepentende de trilha sonora, comem carne e pratica a antropofagia sexual.

Esse ano ele foi diferente, 5 dias de regojizo e férias. Olha a Maíra ai gente!

Enfim... adorei. A melancia da vez e o carnaval.

Beijos!

Anônimo disse...

Observações pertinentes:

1- "E tem ainda os idiotas que pensam que o apocalipse é na quarta feira de cinzas e acabam quase colocando tudo a perder: “Vamos encher o rabo de tudo o que nos disserem que dá barato!"

(permita-me:-OUCH!)

--- versus - também conhecido como "maaaaaaaaaaaaaaaaaaaasssss..."---

2- "Menos ainda me importa saber o que é certo e o que é errado!"
(conforme você vinha frizando!)

---afinal---

3- "no carnaval vale QUASE tudo!"
(conforme você vinha frizando, de novo!)


"Efusivo abraço!" (conforme você vinha...)

Artur