terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Olhos no pote de maionese e tristeza: O grilo! O sábio!

Pensei em MELANCIAR sobre o colesterol e o jornalismo natalinos (patético!), sobre hipocrisia, ou sobre o espírito consumista do natal (Que eu adoro, por sinal, apesar de não concordar!). Mas decidi que não quero entrar nos chavões da temática atual.

Me perdoem do fundo do coração, meus companheiros de deliciosas MELANCIADAS, mas esse será um post egoísta. Um post sem a menor preocupação em satisfazer às expectativas dos senhores! Um post pra ME satisfazer (o que não deixa de permear a temática egoísta do natal, onde as pessoas se abraçam efusivamente e doam cestas básicas e cobertores aos pobres com o travestido objetivo de agradar única e exclusivamente a si mesmas, sem se lembrar que queixos tremem em outras épocas e que barrigas roncam o ano inteiro. Se sentir “do bem” faz bem, ? E tem gente que se contenta em sentir-se assim apenas uma vez por ano).

Mas voltando ao meu post egoísta...

Hora me sinto impotente, hora mesquinha! Hora sinto inveja, hora orgulho! Amor: hora sim, outra também! Nunca se sabe se o grilo saltita de alegria ou desespero, aflição. O fato é que ele saltita! E, às vezes, nos assusta, outras vezes nos faz rir! Bichinho curioso! Amável! E eu que sempre detestei artrópodes, ajoelho-me aos seus pés!

Ajoelho, reverencio, admiro e me perco no tempo quietinha...quietinha... Só ouvindo seu cantar e seu pular atrapalhado. DOCE! Ficaria cem anos assim: quietinha... quietinha! Só ouvindo e observando! Porque ele é sábio! Porque metade de mim (ou mais) veio dali! Porque meu coração se enche da sua pureza! Porque minha MELANCIA é a ele que ofereço: O grilo!!

Ah, o grilo! Se ele soubesse da potência de seu salto, certamente não me negaria um sorriso, um abraço (com as duas patinhas) e nem um dia inteiro de cantoria!

Mas o grilo às vezes se perde no seu exoesqueleto quitinoso! E ele chora, e ele pula... agora sim de desespero! E é admirável como até seu desespero é doce! E tal qual uma criança curiosa, carinhosa e possessiva, sentimos vontade de pegá-lo e colocá-lo numa caixinha de sapato ou num vidro de maionese. CUIDAR!

Mas a gente é muito pouco perto de um legítimo grilo! Eles são modestos, mas EU SEI que eles são bem mais que nós reles humanos! E talvez venha daí nossa aflição por não conseguir transformar o salto de desespero do grilo em um salto de alegria! Ah, como eu queria! Queria abraçar, apertar, acarinhar.. mas não se pode esquecer que o exoesqueleto é sensível e, ao invés de ajudar, posso massetá-lo cruelmente. E a intenção não é essa!

E na condição de criança peralta aflita diante do vidro de maionese e tristeza, busco subterfúgios pra me consolar e acalmar. E os encontro! Grilos são inteligentes, são sagazes, são fortes (o corpo é franzino, mas o canto é uma fortaleza), amáveis e amados! E, acima de tudo, ainda que isso pouco adiante, eles sempre vão ter para si os olhos atentos da menina sobre o vidro. Porque crianças são teimosas e insistentes! E ainda que o salto e a cantoria sejam de desespero, a ela, eles ainda assim encantam! E o encanto logo se transforma numa charada sem graça e timidamente mal-contada... E as gargalhadas ecoarão! Porque eu também sou inseto.. E vou rir...CERTAMENTE!


Aos grilos, crianças e amigos do MELANCIANDO desejo mais que cestas básicas... porque o básico quase nunca é suficiente! Desejo paz, amor, sabedoria, coragem, charadas e gargalhadas... SEMPRE! E que as MELANCIAS saltem da decoração da ceia de fim de ano direto pras nossas vidas! E que tragam consigo muita lambança, doçura e energia boa pra 2008! Que os que preferem engolir, devorem suas sementes voraz e fertilmente! E aos que preferem cuspir, que cuspam pra perto, pra longe, que cuspam com força e que só semeiem coisas boas! Um próximo ano INTENSO...acima de qualquer coisa!

11 comentários:

Hamilton disse...

Não sei porque todos os comentários que postei até agora não apareceram em seu blog Lana, espero que esse possa ser o primeiro a aparecer. Pois bem, ao contrário dos outros comentários que fiz e que se perderam, esse será bem curtinho. Quero aqui apenas elogiar mais uma vez sua inteligência e perspicácia, e dizer que concordo totalmente com sua análise, visão e ação frente ao GRILO....se é que entendi....beijos e mais uma vez parabéns!!!!

Anônimo disse...

E aí!
É, esse Grilo é bem subjetivo. Eu cheguei até a pensar que fosse o meu camarada, Prof. Antônio Grilo da UEMG de Passos! Gosto dos grilos, enquanto insetos, mas eu prefiro as cigarras. Ainda mais nesse dias de cigarra! Lana, Lana, bom fim de semana! Horrível! Abraço!

Anônimo disse...

Para os grilos do meu banheiro: veneno em aerosol (inseticida) chamado SBP, ou mãos de Papai (eterno defensor dos insetos pobres e oprimidos).
Odeio grilos, seus grunidos e suas patinhas finas... suas cores (verde ou marrom - tom burro fugido)... malditas camuflagens animalescas... tão hipócritas quanto eu, quanto você, quanto quem lê o comentário alheio.
E não se esqueça... eu largo mão... mas se vier a me faltar é você quem eu vou procurar... daí vc me oferece um tanto de espírito natalino.
Lembrando o veeeeeeeeeeelho dito popular: sagacidade pouca é bobagem!
"Vai indo que eu não vou!"

Professor Nicolau disse...

Os grilos não “saltitam” (prefiro PULAM), por ALEGRIA, nem por DESESPERO, nem por AFLIÇÂO. Eles PU-LAM por necessidade. Mesmo dentro do vidro de maionese (herrrrrccccc) eles continuam dando seus pulos.... por necessidade claro... E nós, pobres mortais???? Damos nossos pulos por “BUNITEZA” ou por “PRICISÂO”, como dizem os sábios do nosso interiorzâo???? Deixo a pergunta....

Anônimo disse...

Os grilos não “saltitam” (prefiro PULAM), por ALEGRIA, nem por DESESPERO, nem por AFLIÇÂO. Eles PU-LAM por necessidade. Mesmo dentro do vidro de maionese (herrrrrccccc) eles continuam dando seus pulos.... por necessidade claro... E nós, pobres mortais???? Damos nossos pulos por “BUNITEZA” ou por “PRICISÂO”, como dizem os sábios do nosso interiorzâo???? Deixo a pergunta....

Anônimo disse...

Ai ai... eu PULO pq gosto. PULO o que quero, e qdo quero!!!
Brincadeirinha!!!
Se PULO é pra te proteger querida INHA, ou me proteger, de outros ou de mim mesma!!! Nem sempre funciona.
As vezes pulo corda pra manter a forma... nunca adianta!
Já pulei o muro. Não pulo mais. Não quero.
Quero pular no meu pomar...e me deliciar... amo as maçãs... Melanciar é verbo. Maçã é sonho.
O seu verbo. O meu sonho.
Nosso verbo. Sonho de minha doce ilusão.

te amoooooooooooo...

Juliana Damante disse...

Laninha....
Feliz melancia!!!! Que a melancia tenha muitas sementes agora e sempre; que elas, de uma cusparada gostosa e cheia de baba, caiam em chãos férteis, que nasçam, cresçam e façam a diferença como vc, cheia de olhos curiosos. E que nós peguemos carona nas asas ou patas dos grilos falantes ou dos grilos silenciosos, pra que assim, possamos chegar até o céu quando foir difícil alcançá-los com nossas próprias pernas!
Beijos linda,

Ju Damante

Anônimo disse...

Amiga, tah na hora, né?!

Maíra Colombrini disse...

Grilando ou não agrade sempre a si mesma. Por que no fundo tentar agradar fere o preceito básico da honestidade.

Beijos!

Unknown disse...

Não entendi todo esse papo sobre grilos. Afinal, nem dá pra melanciar com eles...


ass. Porco Nojento

Anônimo disse...

onde vc descola tanta figurinha de melancia?