domingo, 17 de janeiro de 2010

Aaaaah, o carnaval...

"Eu bem que te avisei que o samba um dia ia sambar. Genitália apareceu, o Rei Momo emagreceu, E a rainha paga pra reinar ” (Luiz Carlos Ribeiro, Marquinhos Gravino, Alex Jouber, Rubinho Salomão, Marcelo D. Noite)

Bem que eu achei muito estranha essa perereca.


Lembra da São Clemente láá em 2008? Aquela mesmo que aprendeu a lição de que no carnaval vale QUASE tudo, já que perdeu meio ponto de sua nota porque uma passista soltinha entrou na Sapucaí supostamente com a xoxota de fora. Descobri, por acaso, algumas coisas interessantes que me fizeram relembrar o episódio.

Primeiro, justiça sejE feita, soube que a passista na verdade não era tããão soltinha assim. A bela Viviane Casto..Digo! Viviane Castro, na verdade, na ocasião, usou um tapa-sexo de 4 cm e alguns truques de maquiagem para pregar uma peça na galere e dar a impressão de que estava peladinha_da_Silva. Piosa! Soube também (notícia velha) que na época, dias depois da polêmica, a Playboy colocou nas bancas um pôster da bonitona com 4cm de pudor a menos pela bagatela de R$2,99. Porra, 4 cm por 4cm melhor assistir a transmissão do carnaval pela Globo de graça, apostar na ilusão de ótica e investir os 3 conto em, sei lá!, uma cerveja bem gelada.

Mas, enfim, ainda não cheguei onde queria chegar. O lance é que fui dar uma espiada nos sambas-enredo desse ano e fiquei feliz por saber que, de fato, parece que a São Clemente aprendeu a lição e verdadeiramente se regenerou. Pra 2010, a escola entra na Sapucaí com o samba-enredo “Choque de ordem na folia”, uma espécie de “presta atenção” na putaria que virou (virou???) o carnaval nos últimos tempos (nos últimos tempos?? cof! cof! cof! Vou contar pra eles as histórias que meus tios me contam do carnaval na época deles...rs).

A letra até menciona umas coisas muito interessantes, como no trecho que condena a prática de comercialização do posto de rainha de bateria (umas coisa bem engajadinha, sabe?). Agora, em outros trechos, com o perdão da minha boca suja, os autores cagaram no pau e chegam a pisar no próprio calo, cutucar a própria ferida: “Eu bem que te avisei que o samba um dia ia sambar. Genitália apareceu (cof! cof! cof! Onde???!), o rei momo emagreceu”.

Mas talvez seja uma forma que encontram de se redimir, né, pessoal?! Vai saber... O fato é que a São Clemente entrará na Sapucaí, palco casto do carnaval carioca, pregando a ordem e a moral. Achei superpropício e adequado. Jezuz esse ano é amarelo e preto, C-E-R-T-E-Z-A!

E todos os homens e mulheres de bem desse Brasil Varonil deverão torcer pelo retorno da São Clemente ao Grupo Especial. Eu fiquei comovida, confesso, e até gostaria (de coração) de ver a São Clemente subir. Mas como não sou mulher de bem e tenho um coração que há muito tempo já é verde e branco, serei obrigada a restringir minha torcida à querida Padre Miguel, à nossa madrinha, a pudica Elza Soares (hihihi), e ao nosso descontraído samba deste ano: “Do Paraíso de Deus ao Paraíso da Loucura, Cada um Sabe o Que Procura”.

Bom, deixo vocês com o samba da São Clemente. Que ele sirva de lição de vida nesse período de festa da carne, anarquia e perdição. Pensem nisso!


Choque de Ordem na Folia

Luiz Carlos Ribeiro, Marquinhos Gravino, Alex Jouber, Rubinho Salomão, Marcelo D. Noite

Maravilhosa e com um corpinho violão
Minha cidade continua a deslumbrar
Quando chega fevereiro, o meu Rio de Janeiro
Pára tudo pra sambar
Que saudades que eu tenho
De antigos carnavais
Pegava o bonde andando
E namorava a colombina
E chuva era só de serpentina

Hoje é carro na calçada
Um fuzuê, o caos (bis)
Baderna em cada esquina
O gato agora é geral

Eu bem que te avisei
Que o samba um dia ia sambar
Genitália apareceu
O rei momo emagreceu
E a rainha paga pra reinar
Evolução será que é isso?
Carnavalesco a esmolar
Vou mudar esse destino
Quero crer como um menino
Nessa grande festa popular

A São Clemente vem chegando com alegria
Dando um choque de ordem para acertar essa folia (bis)
Hoje eu quero o povo todo aqui
Com um sorriso na Sapucaí


E pra quem quiser conferir os outros deste ano no Rio, tem aqui, letra e áudio.

6 comentários:

Unknown disse...

É muita hipocrisia esconder a genitália no carnaval. Qual o problema? A mina já tá toda peladona, que mal faz uns lábios de fora? É bonito, é xeroso, é divertido, educativo e faz bem!

Anônimo disse...

O nome "São Clemente" deixou uma ferida aberta na minha vida profissional. Lá pelos idos carnavais de 2003 ou 4 sei lá... a escola inventou de falar do ET de Varginha. Eu, então assessoria de imprensa da prefeitura, na minha vontade de projetar Varginha para o mundo, combinei com o prefeito de enviar uns varginhenses para desfilar na São Clemente. A prefeitura pagou a fantasia - feia e cara - pagou o transporte de uns 30 malucos, e o mundo ficou assistindo pela TV... Eis que a tal ala "ET de Varginha" nem apareceu na TV, nem foi citada pelo narrador, nem uma notinha em nenhum jornal.
Putz!

Nicolau disse...

Quais histórias de carnavais que seus tios te contaram, e voce não disse.... fala aí, uai...

Chica disse...

Fazer parte dos Vermes dá menos trabalho. Não que eu não fique com essa mesma quantidade de roupa (vide fotos do carnaval 2009 - legenda: "Tira a camisáá, tira a camisáá"). O enredo tbm não é lá essas coisas (Dança da manivelaaa). O samba.. esse nunca passou pelos meus pés.. nem meus pés pela Sapucaí. Gosto mesmo é de correr atrás do trio, na avenida de Muzambinho. Porque pra mim, o importante é que estamos juntas!
Te amo frendi.

marina aranha disse...

"eme-tê-vêê, bota essa porra pra funcioná!"

Maddie disse...

Hi, I came across your site and wasn’t able to get an email address to contact you about a broken link on your site. Please email me back and I would be happy to point them out to you.

Thanks!

Madison
maddie0147@gmail.com