quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Os jornalistas e a prostituição: um entra e sai de verdades e mentiras cabeludas


Chega de palhaçada, meus amigos!!! Segundo post e vamos MELANCIAR sério agora! Vamos falar de... JORNALISMO (Pfffff....kkkkkkkkkkkkkk).

Há milhares e milhares de dois anos atrás que ouço bocas murchas proferirem: “O jornalismo não só inFORMA, mas FORMA”. Dizem que o jornalismo ensina. E nesse ponto devo concordar com os “mestres” da academia.

Desde que me meti nesse intrigante e instigante puteiro da informação - que chamam há algum tempo de jornalismo – DESaprendi bastante coisa (acho que a promiscuidade é alienante! Deliciosamente alienante) . Mas aprendi algumas muitas outras também!!

Imagine você que aprendi a relatividade do tempo na aula de Introdução ao Jornalismo Audiovisual. É mágico como cinco segundos podem ser tão longos e como duas horas passam num bater de asas de inseto. (Ah, o tempo! Sempre nos pregando peças. Um pioso mesmo!)

O jornalismo me ensinou também que o meio termo é sofrido! Porque querem que você se enquadre em extremidades que, a mim, fazem sentir ridícula. Ridícula porque aqueles (bem ou mal) ditos marxistas fedem. E porque os apáticos não sentem esse fedô.

Falaram-me de lide, de Chaparro, de café, de uma pirâmide meio estranha e de uma tal de objetividade, que todos juram que não existe, mas que não tiram da boca e nem da pauta (eu disse PaUTA!). Acredito que ela não exista mesmo, e justamente por acreditar, imploro que a esqueçam. ESQUEÇAM!

Aliás, muita coisa deve ser esquecida e abolida: lide, passagens, rádio manchetado, manuais de redação, aqueles terninhos cafonas, pirâmides, muros, grades, prisões... Eu quero correr, quero brigar, quero gritar, quero beber, quero escrever, quero MELANCIAR e quero vender! Vender uma máscara, vender minha cabeça, vender uma idéia, vender o meu corpo! Porque o jornalismo seria bem mais feliz se se assume como o apaixonante prostíbulo que é!

(It´s real, Zeca! http://www.youtube.com/watch?v=kmvaO_8DGKg )

10 comentários:

Estela Cauri Torres disse...

Seu bisavô Nicolau diria "No Líbano uma mulher não fala assim". Seu a avô Domingos diria "Vou pra roça que dá mais certo". Seu avô Franquinho, como sempre, não diria nada. Já sua madrinha de batismo, aquela que não aguentou te segurar a cerimônia inteira porque você era gorda demais, diria que você leva jeito pra essa coisa de escrever. E logo que entrar no mercado jornalístico, vai sair e escrever um livro, e viver dele. Sem pauta, sem horários, sem terninhos cafonas.

Ju Biscalquin disse...

Viva o prostúbulo todo! Viva todas as prostitutas! Viva os cafetinos dos nossos admiráveis mestres! Viva o jornalismo que não está nos manuais! Que a ousadia das suas palavras continue a envergonhar os covardes e puritanos e que seja capaz de sacudir mentes nauseabundas! Você, definitivamente, sabe melanciar!
um beijo

ps: eu concordo com a sua madrinha de batismo.

Anônimo disse...

É incrível que em meio a essa loucura voce esteja em plena produção. E quê produção! Melanciando é o produto final de alguém que ultrapassa qualquer barreira da normalidade! E Normalidade?! Pra que isso??? O senso comum é chato...e pouco excitante! Eu quero é mais junto ser inusitada junto com voce... A testar novas fórmulas? E de novo questiono..até onde fórmulas deverm ser seguidas? Você sim é capaz de a cada dia criar o novo... o inusitado que tanto instiga quem esta ao seu redor...Então vamos sim Melanciar!

Um beijo Grande !

Anônimo disse...

De prostíbulo eu entendo um pouco. E é justamente por isso que o Jornalismo é MELANCIOSO. Vc olha, examina, e se surpreende quando abre...só com uma boa faca. É um vermelho ardente, mas que pode ser doce. As sementes são as escolhas que vc faz. Engole ou cospe fora.... Mas a parte branca, que nos remete á PAZ é amarga... É UMA ME LAN CIA. Jornalismo è escolha... Os textos são MELANCIAS
que precisamos escolhar, cortar, engolir ou cuspir fora. Não existe outra forma de MELANCIAR em jornalismo, sem se prostituir....por isso que ele é bom demais e o tempo... ah o tempo....

Maíra Vicentim disse...

LANAtus, que obra de pura putisse, diriam alguns idiotas que se dizem jornalistas!
Salve srta Torres! Cheia de garra e coragem... Espontaneidade! Aspirante a jornalista não! JORNALISTA! Pq como sabemos, o diploma é mais uma farsa entre tantas,neste mundo moderninho!!!
Eu também quero melanciar,mas com vc! vamos?? Pode ser hoje?
Bjooo te amo!

Anônimo disse...

Você querida, assim como eu, peca nos extremos, nos excessos. Não sejas tão autoritária assim. Pobre Marx. Ele não foi tão ruim assim. Deixou importantes lições... mas que parte grande das idéias dele fedem... isso ninguém pode negar! Nem mesmo seus partidários!
Mudando de assunto...
Não despreze a LIDE. Pode ser que não estejamos tratando da mesma lide. A minha é de grande importância! A sua deve ter tbm seu valor.
Não despreze nada que possa lhe ser INÚTIL. O inútil, o apedeuta e o sutil também tem seu valor... pense nisto, sem deixar que o preconceito tome conta de sua massa cefálica.
COMPRO: coragem (pra mim), moral (pro Ministério da Justiça) e ética (pro Senado Federal). (Pro Lula, nem uma porção de milagre resolve!)
VENDO: ócio criativo (anda sobrando pór aqui).

Te amo querida.
Parabéns!

Anônimo disse...

Opa!
Como um blog é bom. E esse é bem especial! Eu só fico pensando que tem muita opnião no jornalismo e as vezes falta matéria prima. Matéria prima jornalística. Por que tem jornalista palpitando em muita coisa. Mas faltam com seus compromissos primeiros. Essa questão de extremos também é bem interessante. Porém, dizer que as idéias de Marx fedem, demonstra uma imensa falta de conhecimento a respeito do próprio Marx, ou então uma interpretação bastante tortuosa. O que incomoda é pensar que muitas vezes é mais fácil nos defendermos com a indiferença, com o ceticismo, com música, com imagens, com trocadilhos, com o meio termo, ou termo algum. Engajar-se é sempre difícil. Abração!

Anônimo disse...

Sem dúvida, "engajar-se é sempre difícil". Canso de ver 'viuvinhas de Marx e Guevara' babando em seus ideais, mas loucos pra receber o salariozinho dia 05. Idéias e ideais eu tenho e conheço várias, seguí-las são outros quinhentos. Bush fede pra uns e é cheiroso pra outros, Guevara é deus pra uns e um paspalho pra outros. É aí que mora o meio-termo e a coerencia jornalística que a Lana fala. É ter uma visão ampla e sincrética das coisas. É aí também que capitalistas, comunistas, anarquistas, PMDBistas (pelo menos em ideais) nunca vão conseguir chegar. São mais alienados que minha bisavô em relação à mistura de leite com manga.

Unknown disse...

Milhares de baboseiras são ditas durantes as incansáveis aulas durante o curso de jornalismo. É indignação atras de indignação (é claro que certos conceitos se salvam) mas a visão que tenho é que essas torturas de aulas e lecionamentos nada mais são do que testes de resistência para o grande jornalistas.
E vamo que vamo!

Anônimo disse...

Bom,em se tratando de prostíbulo,a puteza é a profissão mais antiga que existe (Vide perversidade de Maria e cornice de José),e se nessa época houvesse imprensa,o affair seria noticiado aos borbotões por todos os veículos de comunicação e num piscar de olhos Maria estaria sendo(Telemarketing)convidada para posar nua e José seria tema de música sertaneja.
Portanto,em homenagem à idade da prostituição, saboreiem o MELdaANCIÃ.